top of page

"A primeira meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas; homens que sejam criadores, inventores, descobridores."
Jean Piaget

logo site.png

Ensino Fundamental - Anos Iniciais

Como o próprio nome sugere, no Ensino Fundamental são lançadas as bases para todo o conhecimento sistematizado. É uma etapa vital para o desempenho acadêmico posterior e para o desenvolvimento integral do aluno.

O ensino é feito de modo interdisciplinar favorecendo a compreensão do todo e a cooperação e interação entre as diversas áreas do conhecimento para uma aprendizagem viva e significativa. O aluno desenvolve-se enquanto investigador consciente, sem necessidade constante da intervenção dos educadores durante as atividades, pois é capaz de dar continuidade ao seu desenvolvimento e de ampliar seu conhecimento de forma mediada buscando autonomia de ação e atitude responsável, isto é, ele “aprende a aprender” e valorizar o aprendizado.

 

Em termos didáticos, ganha cada vez mais importância a exploração acadêmica de assuntos escolhidos com temas tratados em forma de projetos.

 

Ao final do 5º ano, o aluno deve apropriar-se das seguintes capacidades e atitudes e identificar-se com os seguintes valores:

  • Atuar como pesquisador curioso;

  • Pensar de forma crítica;

  • Saber e ter a capacidade de expressar suas ideias;

  • Demonstrar autoconfiança;

  • Aceitar riscos calculados em situações extraordinárias;

  • Dispor de conhecimentos de relevância global para resolver problemas locais;

  • Comportar-se seguindo princípios morais como honestidade e senso de justiça;

  • Compreender as necessidades e sentimentos de outros e apresentar iniciativa social;

  • Respeitar atitudes, valores e tradições de culturas e de identidades diferentes;

  • Perceber a importância do equilíbrio físico-mental para o bem-estar pessoal;

  • Procurar analisar de maneira construtiva as forças e as fraquezas pessoais.

bottom of page