capa-ensino-medio.jpg

"A primeira meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas; homens que sejam criadores, inventores, descobridores."
Jean Piaget

logo site.png

Ensino Médio

O nosso aluno entra em uma situação de reflexão, uma vez que ele ja estabeleceu o seu ritmo de estudo, tratando os conteúdos e os métodos de aprendizagem com maior naturalidade.

As diretrizes do novo Ensino Médio colocam a escola como agente principal na definição do currículo, o professor como agente transformador e o estudante, o cidadão-alvo de toda mudança. O objetivo é levar ao aluno conhecimentos capazes de torná-lo uma pessoa crítica, versátil e hábil para continuar aprendendo e se adaptando às constantes exigências do mundo globalizado. A organização curricular do Ensino Médio deve ser orientada por alguns pressupostos:

  • Visão orgânica do conhecimento (baseada em diferentes pressupostos acerca da natureza do ser humano), afinada com as mutações surpreendentes que o acesso à informação está causando no modo de abordar, analisar, explicar e prever a realidade, tão bem ilustradas no hipertexto que cada vez mais entremeia o texto dos discursos, das falas e das construções conceituais;

  • Disposição para perseguir essa visão, organizando e tratando os conteúdos do ensino e as situações de aprendizagem, de modo a destacar as múltiplas interações entre as disciplinas do currículo;

  • Abertura e sensibilidade para identificar as relações que existem entre os conteúdos do ensino e as situações de aprendizagem com os muitos contextos de vida social e pessoal, de modo a estabelecer uma relação ativa entre o aluno e o objetivo do conhecimento e a desenvolver a capacidade de relacionar o aprendido com o observado, a teoria com suas consequências e aplicações práticas;

  • Reconhecimento das linguagens como formas de constituição dos conhecimentos e das identidades; reconhecimento e aceitação de que o conhecimento é uma construção coletiva e que aprendizagem mobiliza afetos, emoções e relações com seus pares, além das cognições e habilidades intelectuais.

Em diversas situações de aprendizagem, nossos alunos são estimulados a:

  • Analisar elementos temáticos e suas relações com a prática;

  • Identificar problemas e propor estratégias de resolução;

  • Formular hipóteses aplicáveis a diferentes contextos;

  • Intensificar a curiosidade e a pesquisa como meio de consolidação e ampliação da aprendizagem;

  • Ampliar suas competências comunicativas, especialmente, em outras línguas (Inglês, Francês e Espanhol), para que possam sustentar suas escolhas pessoais;

  • Preparar-se continuamente para realizar exames nacionais (ENEM) e de línguas (Exame de Cambridge);

  • Compreender seus pontos fortes e fracos no processo de aprendizagem, buscando desenvolver sempre uma metodologia para tal;

  • Refletir sobre posturas.

Os conteúdos ministrados pelo nosso corpo docente devem ser vistos como meios para constituição de competências e não como fins em si mesmos, o trabalho do raciocínio deve prevalecer sobre o da memória e o conhecimento deve ser experimentado pelo aluno e não apenas transmitido a ele . Nosso programa é dinâmico e não está preso a moldes pré-formados ou seguindo rigidamente um livro didático.

Enfim, o nosso aluno deverá ser capacitado a constituir competências, habilidades e disposições de condutas que lhe tornem possível a inserção na sociedade de uma forma produtiva, crítiva e criativa.

em-p1.jpg
bg-box-planetaMaos.png

Música

No Ensino Médio a quantidade de aulas
diminui, mas os alunos mantêm a filosofia da escola de aprender através de diversos meios. 
O canto e o instrumento assumem também a função de relaxar a mente e proporcionar o bem estar do aluno.

_MG_1869_edited.jpg
risquinho-verde.png

pré-vestibular

pré-vestibular

em-p4b.jpg
Sem Título-1.png
Sem Título-1.png
Sem Título-1.png
aulas.png
foto-box-pre-profissoes.jpg
box-profissoes.png

Docentes do Ensino Médio

Raquel Brito.jpg

Profª Raquel Brito

(Português)

Arivania Gomes.JPG.jpg

Profª Arivânia Gomes 
(Português)

Ana Catarina Fernandes.jpg

Profª Ana Catarina Fernandes

(Literatura)

Cícero Bruno.jpg

Profº Cícero Bruno

(Matemática)

Marcelo Monte.jpg

Profº Marcelo Monte

(Geografia)

Breno Luz.jpg

Profº Breno Luz

(História)

Adailton Figueiredo.jpg

Profº Adailton Figueiredo

(História)

Rayssa Baracho.jpg

Profª Rayssa Baracho

(Sociologia / Filosofia)

Selasi Koblah.jpg

Teacher Selasi Koblah
(Inglês)

DSC_4433_edited.jpg

Teacher Elizabete Álvares

(Inglês)

Profª Abdoul Hadi
(Francês)

Wanderson Cruz.jpg

Profº Wanderson Cruz

(Física)

Hugo Dantas.jpg

Profº Hugo Leonardo

(Química)

Eudes Bezerra.jpg

Profº Eudes Bezerra
(Química)

Abdoul Hadi.jpg
João Marcelo.jpg

Profº João Marcelo Sales

(Biologia)

Kayo Diógenes.jpg

Profº Kayo Diógenes

(Biologia)

Aarão Kristoph.jpg

Profº Arãao Kristhoph

(Música)

Dênis da Silva.jpg

Profº Dênis Silva
(Ed. Física)

Karol Cavalcante.jpg

Profª Karol Cavalcante
(Aux - Ed. Física)

Bruno Neri.jpg

Bruno Neri
(Coordenador)